Vivemos numa sociedade desigual, na qual crianças brancas e negras, ricas e pobres, não convivem nos mesmos espaços e não têm acesso aos mesmos direitos. O acesso a uma boa educação, que ajudaria a diminuir este abismo, é restrito àqueles que podem pagar por isso.
Em tese, ninguém discorda que todos, independentemente de cor ou origem socioeconômica, têm direito a receber uma boa educação. E é consenso que esta é imprescindível para o desenvolvimento social e econômico do nosso país. Mas na prática, pouco fazemos para mudar esta situação. 
Partindo do questionamento de uma mãe a respeito da ausência de crianças negras na Escola Vera Cruz, num país em que segundo o último censo do IBGE este grupo étnico é a maioria, pais voluntários, por intermédio da OPS - Organização dos Pais Solidário do Vera Cruz - organizaram um evento para refletir sobre essa incoerência e pensar em formas para diminuir essa injustiça.
Tendo em vista estes problemas, especialistas em educação, psicologia e urbanismo debaterão as seguintes questões:
. De que forma a segregação se reflete no espaço público?
. Qual o custo social da segregação?
. Quais os efeitos da desigualdade e da exclusão racial e social na educação dos nossos filhos?
. Quais ações de aproximação e intercâmbio entre o universo público e privado são possíveis e pensadas pela educação hoje?  E qual é o papel da escola privada nessa discussão, e como isto se traduz atualmente na educação e formação de nossos filhos?
. Quais as vantagens e desvantagens de dar bolsas para alunos de escolas públicas estudarem numa escola privada? Quanto custa e como funciona um programa desses? 
Quando: Quinta-feira, 22 de maio de 2014, das 20h00 às 22h00
Onde: Auditório do Verão (Pça Profa. Emília Barbosa de Lima, 51)
Profissionais convidados:
Christian Ingo Lenz Dunker. Psicanalista, professor Livre-Docente do Instituto de Psicologia da USP, coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP (Latesfip). Autor de “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” (Editora Annablume, 2011) Prêmio Jabuti 2012.
Mariana Fix. Professora no Instituto de Economia da Unicamp e pesquisadora no Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico – CEDE/IE.UNICAMP. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, com ênfase na questão regional e urbana. Pesquisa atual: impactos urbano-regionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Claudia Siqueira. Historiadora, pedagoga, magistério com especialização em Educação Infantil. É diretora do Instituto Sidarta, que tem como missão colaborar para a melhoria da Educação no País. No Instituto, faz a gestão de projetos socioeducativos, publicações científicas, formação de educadores e articulações entre políticas públicas e iniciativas privadas.
Até lá,
Voluntários OPS Vera Cruz
